30 novembro, 2016

Barriga descida

Eu acho que a minha barriga desceu! Será possível? Não é cedo?

Já duas pessoas me disseram e eu não achava... mas hoje à noite, ao por creme hidratante, realmente parece que sim. Ela ainda é uma barriga que começa abaixo das mamas, mas não tão em cima. E parece que desceu... vai mais para baixo. Percebem?

De facto desde o fim-de-semana que me sinto mais limitada a andar. Quando ando, se o tento fazer de forma mais rápida sinto logo uma grande pressão na barriga. 
Já aconteceu a alguém? 
(31 semanas e 3 dias)

29 novembro, 2016

Gravidez - esse estado de graça III

31 semanas e 2 dias,

Nem sei bem por onde começar... estes últimos tempos têm sido agitados... marido sempre fora em trabalho, arrumar o quarto e as roupinhas das miúdas, sentir-me estafada com tudo, ver o tempo a passar (às vezes muito rápido, às vezes muito devagar...)

Isto da gravidez tem mesmo muito que se lhe diga...
è aproveitar termos duas vidas a crescer dentro de nós, é ter que preparar tudo para a sua chegada, é ter que pensar e planear os próximos meses da nossa vida.

É um pouco assustador e, nesta fase, já se começa a instalar alguma ansiedade, que vamos tentando moldar com algum bom senso e algum planeamento.
Mas na verdade nunca sabemos ao que vamos. Tento ser positiva e acreditar que vou conseguir sobreviver sem dar em doida. Quero acreditar que vou conseguir ser minimamente autónoma com as duas, mesmo que só o consiga ao fim de uns meses.
Quero que nasçam saudáveis, fortes e que seja um percurso tranquilo.

Cada vez tenho mais dúvidas sobre a amamentação. Acho que é tudo muito bonito e funcional com um só bebé,,, mas com dois? Sobra tudo para a mãe fazer, com toda a responsabilidade numa só pessoa. Já passei por várias fases nesta gravidez sobre a minha posição sobre a amamentação, mas cada vez mais acho que não é funcional nem viável. Ainda assim não me oponho a tentar. Com certeza não vou forçar nada.

Nesta fase cada vez mais penso nas dificuldades que temos por serem dois bebés. E isso assusta... mas também isso nos forçará a sermos mais práticos, mais receptivos a ajuda externa, mais ponderados.

Sobre outros assuntos: o parto continua sem me assustar nada, e cada vez menos. Tenho a certeza que vai ser o que tiver que ser. Espero não sofrer muito no pós-parto,,, E quando penso no parto e na hospitalização só penso: "Espero que elas nasçam saudáveis, e espero conseguir tomar conta delas". Venha a medicação para as dores!! ;)

Fisicamente tenho estado genericamente bem. A barriga cresce mas, para já, sem estrias. Não tenho nada disso do colostro e ainda bem... só me faltava agora ter que andar a limpar mamilos sem as crianças terem nascido! As hemorróidas cá estão, mas controladas. Algum edema nas mãos e pernas, mas principalmente se faço algum esforço físico de maior. Dores de costas sim, mas controladas. Azia sim, mas também se controla.
O que é giro é desde a semana passada ver as bebés a mexer. Sim, vê-se só de olhar para a barriga. Agora percebo porque as barrigas das mães ficam tão flácidas. Para além da tensão de crescerem tanto, ainda levam diariamente com carregadas de movimentações (não são só toque os pontapés! São autênticos espreguiçares ou arrastar de membros pelas paredes da nossa barriga), às vez por horas a fio. è preciso mesmo muita elasticidade. Sei que não é só isso que interessa, mas espero que consiga ir (pelo menos perto do) ao sítio.

Enfim... se Deus quiser são só mais umas semanas para entrar numa nova fase. E já estamos prontos!

(Ver Gravidez Esse Estado de Graça II)

21 novembro, 2016

Banheira.

E voltando à rubrica Puericultura o que é que eu tenho a dizer?

Bom, que já temos a mobília do quarto montada, e que agora irei entrar numa fase de decoração, que não é mesmo nada o meu forte...
Mas as coisas já se começam a compor... estamos na fase de finalização, e já começo a riscar as minhas listas, e a fazer as últimas aquisições.

Ter um filho não é barato, ter dois, de uma vez, não é assim tanto pior, pelo menos nesta fase não me posso queixar.
Tenho a certeza absoluta de que fiz escolhas diferentes por serem dois bebés, mas nenhuma dessas escolhas foi feita com menos amor. Simplesmente há investimentos que valem a pena, e outros que não.

Posso dizer também que, por serem dois bebés, tento pensar da forma mais prática possível, e mais descomplicada.
O que é que isto tem a ver com banheiras, perguntam vocês?? E eu digo: tudo!
Sempre convivi com muitos bebés desde pequena, e sempre vi a dificuldade que é, estar toda curvada a dar banho a uma lula mexerica e escorregadia: esfrega de um lado, depois o outro, depois tira o champô, e embrulha na toalha... Levanta-te do chão com um bebé ao colo e a chorar...  vai lá vai...

Felizmente nem só de banheiras de encaixe vive a sociedade moderna. A minha amiga I. (mãe da querida L.) tem uma das banheiras de encaixe, mas com um pés que lhe dão altura, e um ralo na banheira que permite escoar a água da banheira sem ter que pegar na banheira em força. Assim qualquer coisa como isto (esqueçam o trocador que está em cima):


Depois de a ver dar banho à sua L. sabia que eu não iria querer outra coisa para mim.
Durante meses fiz pesquisas para saber onde encontrar uma banheira assim (com uns pés pequenos, que ficam finos que nem uma tábua de passar a ferro), e com uma banheira com ralo (a minha amiga tinha herdado a dela, e diz que era da PréNatal, mas nunca vi lá nada deste género).
Só via móveis com banheira, trocadores enormes que não dão para desmanchar facilmente, e banheiras de encaixe... estava difícil. Quase me estive para render a um desses monstruosos móveis banheira/trocador que há à venda na Zippy...

Eis que a Tia F. nos diz, Porque não vamos ver o que há no Jumbo?
E que boa ideia... por metade do preço (comprei por cerca de 60 €) uma banheira tal e qual a da imagem (com o bendito trocador por cima, que o meu marido já desmontou!!).
Posso ter a banheira na casa de banho, dar banho de pé as minhas filhas, e depois arrumar tudo facilmente na casa de banho outra vez, sem ocupar grande espaço, e por metade do preço dos benditos móveis gigantes. (pesquisei no Jumbo online o link para vos deixar, mas não encontro o artigo online. Posso dizer que ele está à venda na loja do Jumbo em Coimbra).

É certo que uma banheira de encaixe custa no máximo 20€... mas tenho a certeza de que este modelo nos vai ser muito mais útil, pelo menos no 1º ano de vida das bebés. E se eu quiser posso usar a banheira noutros sítios.

Para mim, uma compra inteligente!

18 novembro, 2016

Peso na Gravidez.

Digam o que me disserem, e mesmo vendo a minh barriga crescente, vos garanto que não sei onde estão os 13kg que já ganhei nesta gravidez. Supostamente, se fosse uma gravidez de um só bebé, já não deveria engordar muito mais. Na verdade só vejo o meu peso a aumentar sem parar... o peso começa mesmo a aumentar muito nesta fase da gravidez sem perceber bem. 
Vamos então fazer contas:
Apresento estimativas:
Em bebés - 2,700kg
Em placentas - 2kg
Em líquido aminiótico - 2kg
Aumento do volume do Útero - 1,5kg
Aumento do volume Mamário - 1kg
Aumento do volume de sangue - 2kg

Será o resto tecido adiposo?? Dá 1,200kg, não?? 

Não faço ideia se estou a fugir muito à realidade... a verdade é que as bebes ainda têm que ganhar algum peso... e eu vou ter que as carregar ainda mais um mês e umas semanas (assim cheguem às 37s).

Portanto não vou ficar por aqui... 



17 novembro, 2016

29 semanas e 4 dias.

Esta semana foi, novamente, semana de eco+consulta.
Dias compridos e de esperas que me parecem intermináveis...

Vamos aos factos :)

Ecografia feita às 29s+2d
A M. continua a ser o nosso bebé mais pequeno. Está em posição pélvica.
Está no percentil 25 com cerca de 1,180kg, e 37,2cm.

A C. continua a a ser o nosso grande bebé. Está em posição cefálica.
Está entre o percentil 50-75 com cerca de 1,498kg e 40cm.

(A altura não vem registada na eco. Fiz uma estimativa com a medida do fémur x7)

Está tudo bem com o líquido amniótico, colo do útero e tudo o mais. O médico só referiu que a C., para além de ser o nosso bebé maior, tem também uma cabeça grande! Já não me faltava ser o bebé maior, e que está em cefálica, e ter uma cabeça grande!! Oh moça!!!!

E hoje foi dia de consulta.
Estando tudo bem com as bebés, as mães só têm que ir aguentando as maleitas dos entretantos... é aquilo que eu depreendo.
Não tinha queixas, para além das minhas amigas hemorróidas. Foi-me explicado o que fazer para ir tentando controlar a situação.
Fui observada e ouvimos o coração das bebés, que estão de boa saúde :)
A próxima consulta, e análises de rotina, foram marcadas para dia 6 de dezembro (agora as consultas já têm um espaçamento menor de cerca de 15 dias).
Foi já agendada também a próxima ecografia para avaliação do crescimento para dia 13 de dezembro (estarei com 33s+2d).
A minha médica estará de férias no Natal e no ano novo. Pelo que deixou o recado  às meninas para esperarem por janeiro. Veremos ;)

Da parte de enfermagem lá me pesaram... estou com mais 13kg desde o início da gravidez... enfim! Falaremos em breve sobre o peso.
E a tensão também subiu muito ligeiramente, bem como já apresento ligeiro edema nas mãos e pés (nada de extraordinário, mas já não uso a minha aliança há 3 semanas).

Hoje também foi dia de injeção por causa do meu tipo sanguíneo. Sou A RH-. Como o pai pode ser positivo, isto pode resultar na produção de anticorpos contra os bebés numa futura gravidez. Evita-se essa situação com a toma desta injeção. Podem ler mais sobre este assunto aqui.

Ao todo já levei três injeções durante a gravidez: a vacina da gripe, a vacina da tosse convulsa e esta injeção por causa do sangue.

Está tudo a andar bem! Vamos ver os próximos episódios :)

08 novembro, 2016

Tarefas Hercúleas.

28 semanas e 2 dias.

- Cortar as unha dos pés 
- Apanhar coisas do chão
- Levantar objetos pesados
- Olhar para os lados a conduzir
- Subir escadas 
- Andar e falar ao mesmo tempo
- Contar uma história de forma empolgada (= ficar em ar!)
- Atar sapatos ou calçar-me

A minha óptima forma física 😂

05 novembro, 2016

Vão ser pequeninas...

É o que mais ouço desde que sei que vou ter dois bebés...

Estava eu tão feliz a fazer o meu mini stock de fraldas Tamanho 1, quando me apercebi que existe um Tamanho 0. Tamanho 0 que muitas vezes é dado nas maternidades (não é o caso da minha onde vou ter que levar as fraldas), e que muitas vezes os pais só compram se têm bebés mais pequeninos...

O Tamanho 1 é o número mais pequeno que se vende nos supermercados. Corresponde a 2-5kg.
Já o Tamanho 0 corresponde ao Recém Nascido e até 3kg. Vende-se nas farmácias e algumas parafarmácias. 

Na minha cabeça achei que não iria haver grande diferença entre ambas. Até que fiz uma comparação (após comprar três pacotes do T0):

Ok... faz diferença... já percebi... 
São tão queridas as fraldas... e mesmo pequeninas, pena que não se perceba bem na fotografia... 

Ser mãe de primeira viagem é uma aventura!! :)