29 novembro, 2016

Gravidez - esse estado de graça III

31 semanas e 2 dias,

Nem sei bem por onde começar... estes últimos tempos têm sido agitados... marido sempre fora em trabalho, arrumar o quarto e as roupinhas das miúdas, sentir-me estafada com tudo, ver o tempo a passar (às vezes muito rápido, às vezes muito devagar...)

Isto da gravidez tem mesmo muito que se lhe diga...
è aproveitar termos duas vidas a crescer dentro de nós, é ter que preparar tudo para a sua chegada, é ter que pensar e planear os próximos meses da nossa vida.

É um pouco assustador e, nesta fase, já se começa a instalar alguma ansiedade, que vamos tentando moldar com algum bom senso e algum planeamento.
Mas na verdade nunca sabemos ao que vamos. Tento ser positiva e acreditar que vou conseguir sobreviver sem dar em doida. Quero acreditar que vou conseguir ser minimamente autónoma com as duas, mesmo que só o consiga ao fim de uns meses.
Quero que nasçam saudáveis, fortes e que seja um percurso tranquilo.

Cada vez tenho mais dúvidas sobre a amamentação. Acho que é tudo muito bonito e funcional com um só bebé,,, mas com dois? Sobra tudo para a mãe fazer, com toda a responsabilidade numa só pessoa. Já passei por várias fases nesta gravidez sobre a minha posição sobre a amamentação, mas cada vez mais acho que não é funcional nem viável. Ainda assim não me oponho a tentar. Com certeza não vou forçar nada.

Nesta fase cada vez mais penso nas dificuldades que temos por serem dois bebés. E isso assusta... mas também isso nos forçará a sermos mais práticos, mais receptivos a ajuda externa, mais ponderados.

Sobre outros assuntos: o parto continua sem me assustar nada, e cada vez menos. Tenho a certeza que vai ser o que tiver que ser. Espero não sofrer muito no pós-parto,,, E quando penso no parto e na hospitalização só penso: "Espero que elas nasçam saudáveis, e espero conseguir tomar conta delas". Venha a medicação para as dores!! ;)

Fisicamente tenho estado genericamente bem. A barriga cresce mas, para já, sem estrias. Não tenho nada disso do colostro e ainda bem... só me faltava agora ter que andar a limpar mamilos sem as crianças terem nascido! As hemorróidas cá estão, mas controladas. Algum edema nas mãos e pernas, mas principalmente se faço algum esforço físico de maior. Dores de costas sim, mas controladas. Azia sim, mas também se controla.
O que é giro é desde a semana passada ver as bebés a mexer. Sim, vê-se só de olhar para a barriga. Agora percebo porque as barrigas das mães ficam tão flácidas. Para além da tensão de crescerem tanto, ainda levam diariamente com carregadas de movimentações (não são só toque os pontapés! São autênticos espreguiçares ou arrastar de membros pelas paredes da nossa barriga), às vez por horas a fio. è preciso mesmo muita elasticidade. Sei que não é só isso que interessa, mas espero que consiga ir (pelo menos perto do) ao sítio.

Enfim... se Deus quiser são só mais umas semanas para entrar numa nova fase. E já estamos prontos!

(Ver Gravidez Esse Estado de Graça II)

Sem comentários:

Enviar um comentário