02 maio, 2017

O bebé tem sempre razão.

Aqui em casa este é o lema.
E com 3 meses apenas, esta é uma verdade inteira (vá... a 95%).

E que saudades tenho da minha Avó Teresa quando constato isto. Ela devia ter escrito um livro... e eu espero ter absorvido dela o máximo de informação possível... ela, como a minha mãe também é um bocado, era um Baby Whisperer. Tipo aquele dos cães, estão a ver? A minha mãe, chega a calar uma bebé em 15 segundos, quando eu estou há 10 minutos com ela a chorar!...

Não sou nenhuma perita em bebés. Estão são as minhas primeiras filhas e estou a aprender tanto (mas tanto!) sobre a maternidade com elas.

Pode ser que estas minhas filhas sejam uns verdadeiros anjinhos (em breve um post sobre as diferentes rotinas que já tiveram), mas acho que deu para perceber que nos primeiros três meses dos bebés, se eles choram é porque alguma coisa não está bem.
Por mais que seja frustrante para uma mãe ouvir um bebé chorar e não o conseguir calar, temos mesmo que fazer um esforço por os compreender e tentar acalmar. Mais tarde ou mais cedo vamos perceber que era sono, gases, ou algum desconforto.
E o bebé tem razão.

Com duas bebés aprendi a perceber que cada uma tem mesmo os seus hábitos e manhas... mas isso não faz deles mimados. Faz deles seres humanos, a adaptarem-se a um mundo novo. E temos mesmo que ter paciência...
E também aproveitar! Pensam que eles vão querer para sempre um colinho e beijinhos sem fim?? E que vão ter aquele ar angelical para sempre? Não...
Eventualmente aparecem as birras, e o choro de mimo.
E as mães conseguem perceber perfeitamente isso a acontecer.

Então aproveitem bem os primeiros três meses. A mim sempre me foram dizendo: "Agora é que é difícil, depois fica mais fácil". Mas acho que me andaram a mentir... eu acho que os primeiros meses foram mais fáceis (não por isso menos trabalhosos), mas a partir de agora, é que vão ser elas.
Agora que já nos conhecem. Agora que passam mais tempo acordados. Agora que já sabem o que é colo, e mimos. Agora é que vão ser elas... Estarei certa?

2 comentários:

  1. A minha avo sempre disse "os melhores meses são os 6 primeiros, porque ficam onde os metes :) depois de começarem a gatinhar nunca mais se tem descanso"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai meu Deus!! Este primeiro ano vai ser dose!!... é uma felicidade imensa... mais sai-nos do corpo!
      E elas ainda ficam onde as ponho!! :p
      Beijinho maria

      Eliminar