08 janeiro, 2017

37 semanas.

Nunca pensei que esta gravidez chegasse tão longe... estou grande, pesada, cansada, com falta de ânimo e paciência para tudo e qualquer coisa.
Já não sou autónoma em quase nada... estou muito tempo sozinha, e em casa (que ainda é o pior de tudo.).
Tenho dito que sei que a fase que aí vem não vai ser menos cansativa do que está agora... mas sinceramente já não me importo com isso. Agora já só quero que venha uma nova fase, com outro tipo de cansaço e de preocupações, e com as minhas meninas nos braços.
Estou preocupada com elas, e já só quero tomar conta delas aqui fora.

Na minh consulta desta quinta-feira revelei está minha ansiedade e preocupação ao médico da ecografia, que me disse logo que não são os obstetras que definem a duração de uma gravidez, e que ao querer antecipar o parto (???? Estou grávida de gémeos, com certeza não quer que eu chegue às 40 semanas!!) estava a por em causa a saúde respiratória das minhas filhas.
Bem, quem me conhece, sabe que nunca iria por em causa a opinião médica sobre o tempo gestacional, e a data do parto. E que não estou a "fazer pressão" para nada. Mas quando o mesmo médico acaba de me dizer que a M. desceu de percentil, e que já há uma diferença clinicamente significativa no crescimento das minha filha, não pode querer que eu fique calada à espera de informações sobre o parto!! É óbvio que vou perguntar se ele acha que o parto estará para breve!
Enfim, o gajo devia ter chateado e depois descarrega em cima de mim. Sim, é um médico super competente e não o trocava por outro, mas não deixa de ter sido parvo.

Em seguida na consulta com a minha médica (que está de volta das suas férias), fui observada (mantenho um dedo de dilatação), foram ouvidas as minhas queixas, e depois, ao fim de 36 semanas de gravidez, ouvi da sua boca as seguintes palavras "Bom, vamos então falar sobre o parto?" E eu " Sim, por favor." Em duas consultas já tinha feito perguntas sobre o parto, mas nunca foi ela que puxou o assunto.
Sendo que neste momento a C. está um bebe com 3,100kg e a M. com 1,980kg, a médica aconselhou-me a agendar uma cesariana. Explicou que a decisão era minha, e que podíamos tentar uma indução para parto normal, mas que ninguém me podia garantir que depois de a C. nascer de parto normal (isto se tudo corresse bem com a indução, e nenhuma das bebes entrasse em sofrimento), havia uma grande possibilidade de terem que fazer uma cesariana para a M. nascer. Isto porque ela pode não ter força para nascer. Mesmo que usassem fórceps ou ventosas, não havia garantia nenhuma de ela nascer de parto normal.
Explicou tudo e disse que a decisão era minha. Eu confesso que fiquei um pouco atordoada. Estive todos estes meses a ouvir que tinha critério para parto normal, e que estive sempre a mentalizar-me que isso seria o melhor para elas e para mim. Nesta fase, pelos vistos isso não é verdade.
Eu respondi à médica que não me fazia muito sentido tomar hormonas durante várias horas para induzir o parto, e depois ter que passar por um parto normal, e por uma cesariana num dia só. Se o risco é esse, não me parece muito sensato passar por tudo isto... e ter que recuperar de dois partos.

Assinei os papéis de pedido de cesariana electiva no dia 5 de janeiro. Agora estou à espera que me comuniquem a data do parto... segundo a minha médica deu a entender, o mesmo será na próxima semana.
Até hoje não recebi nenhuma indicação de data. Zero telefonemas, mensagens ou sinais de fumos. Não sei se vai custar mais esperar pelo parto, ou pela data do mesmo.
Entretanto das minhas pesquisas , percebi que só agendam 2 cesarianas electivas por dia. E que normalmente são marcadas com diferença de 2 semanas do pedido. (Será que eu chego as 38semanas e uns dias???).
Preciso de uma data... Nasçam queridas bebes. Eu sei que estão bem aí dentro, a C. melhor que a M., e por isso já quero tomar conta de vocês cá fora!! Temos muitas mãos para ajudar.

(Suspiro....)

4 comentários:

  1. Sem dúvida que chegar às 37 semanas de gémeos é muito bom mas desesperante. Entendo esse sentimento de só as querer cá fora. Nessa altura ja andava a implorar apesar da minha medica dizer sempre que não chegavas as 38. Cesariana ou não o importante é que nasçam bem e até percebo que estejam a prolongar para ver se a pequenina cresce mais um bocadinho. Tudo a correr pelo melhor. Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero mesmo que esteja para breve.
      Obrigada pelas tuas palavras :)
      Um beijinho

      Eliminar
  2. Vai correr tudo bem :)

    Agora é só mais um bocadinho...

    Beijinho querida*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Felizmente o dia começou com boas notícias, e amanhã já estarei na maternidade :)
      Um grande beijinho

      Eliminar