14 outubro, 2016

Consulta e Análises.

24 semanas e 5 dias.

Ontem foi dia de consulta e análises, incluindo a temida análise à diabetes gestacional!
Antes das 8:00 já eu estava na MBB para garantir que era das primeiras a ser registada para a consulta, e das primeiras a fazer análises.
Se há coisa que detesto é ter que fazer análises em jejum! Para mim, é tortura... 
Mas lá teve que ser...

Cheguei e sentei-me à espera... percebi prontamente que alguma coisa não estava bem naquela maternidade uma vez que tudo parecia calmo... Havia greve de Enfermeiros!!
Felizmente comecei a ver os enfermeiros da consulta a chegar... lentamente... só faltava mesmo as enfermeiras da Sala de Recolha de análises... e eu em jejum...

Eram umas 9:15 e chamam-me para a consulta de enfermagem. Como sempre pesei-me e medi a tensão. Da parte da tensão tudo bem, mantenho os meus valores normais de sempre. Já o peso aumentou 9kg desde o início... ainda agora estamos nos 6 meses de gravidez. Para onde foi este peso?? Tenho barriga mas não me sinto assim tão grande!! Espero que as meninas estejam a ficar gordinhas :)
Pela primeira vez fiz também o exame rápido à urina que pretende despistar infeções urinárias e a presença de proteína na urina (creio eu). Tudo estava bem. O enfermeiro perguntou como estava a ir o enxoval :) "Não se esqueça que é tudo a dobrar!" Não me esqueço, não se preocupe :)

Saio da sala e felizmente apercebo-me que já havia enfermeiras na sala das análises! E eu era o número 2 :)
Rapidamente tiro sangue, e faço mais um chichi (vida de grávida permite fazer todas estas análises à urina!!). A enfermeira vai buscar o líquido para eu beber. Dá-me à escolha: quer o amarelo ou o transparente? São os dois de limão... na verdade é só para enganar :)
Estava fresquinho e bebeu-se muito bem. Beba aos três goles de cada vez. Por mim ia todo de seguida que já estava com fome!...
Não custou nada. Agendamos as próximas duas horas para tirar sangue, às 10:30 e às 11:30. Não coma nem beba nada no entretanto. Assim fiz :)


Saio da sala para o corredor e sento-me. Nem dois minutos depois chamam-me para a consulta de obstetrícia. Isto estava a correr bem!!

A consulta decorreu de forma leve e a conversa fluiu. Estava apenas um médico interno a acompanhar a Dra. I. Para além das perguntas habituais, fez-me também a observação e toque ao colo do útero, referindo que a partir de agora já será o normal da consulta. Ouvimos também, com ajuda do Doppler, o coração das meninas, que estavam super mexericas!! Ás tantas à conta da glicose :p ah ah ah

Tenho o colo do útero mole, mas parece que isso é frequente nas gravidezes gemelares. De resto tudo bem. Coloquei as minhas dúvidas, confirmei que irei fazer duas vacinas: a vacina da gripe, e a vacina da tosse convulsa. Ambas pagas por mim, e a realizar no centro de saúde. 
Falámos sobre a data ideal do parto, e a médica disse que, considerando o estado atual da gravidez, o ideal seria elas nascerem na primeira semana de Janeiro, antes das 37 semanas. Mas que tudo era muito imprevisível... veremos!!
Agendou uma nova eco para daqui a um mês referindo que era a eco do início do 3º trimestre, e que era para "Avaliação do Crescimento". Nessa mesma semana terei novamente consulta com a médica. 
Sobre o meu peso (fui eu que perguntei) disse que estava muito bem! Que eram gémeos e que não devia preocupar-se com isso, mantendo uma alimentação equilibrada. 

Poucos minutos depois de regressar à sala de espera toca o meu alarme. Já era tempo da segunda recolha de sangue!! Lá fui eu rapidamente atendida. Retirei sangue, desta vez apenas uma pequena seringa, e do outro braço. 
Já só faltava uma hora para me por a andar dali!!!

Entre mexer no telefone e meia dúzia de telefonemas, bateram as 11:30. Eu já estava outra vez a começar a ficar com fome!! Ainda bem, mesmo a tempo :)
Voltei a tirar sangue do primeiro braço. "Agora é só aguardar pelos resultados. O mais tardar na segunda-feira recebe um telefonema da sua médica, mas só se houver motivo de preocupação!"

Não me lembrava de ser tão feliz na Maternidade desde a consulta dos 3 meses!! A consulta de agosto (4meses) e a consulta de setembro (5meses) tinham sido visitas para esquecer. 
Hospital cheio, médicos e enfermeiros sem tempo e mal humorados... muito tempo de espera!! 
Mas felizmente regressei às boas experiências. Tenho que ir para lá com as galinhas... já percebi :)

Continua tudo a andar bem!! Feliz :)

Sem comentários:

Enviar um comentário