02 abril, 2017

Singularidade nos Gémeos.

Que tema mais complicado...
Sempre pensei nisto durante a gravidez... apesar de ter tido uma gravidez bi-bi (gémeos falsos), ia ter dois bebés irmãos, que iam nascer ao mesmo tempo. Não sabia se iriam ser do mesmo sexo ou não, mas, caso isso fosse acontecer, como iria eu (e a minha família) fazer para criar duas pessoas respeitando a sua individualidade, sendo que iam fazer (praticamente) tudo ao mesmo tempo??

Não é fácil.
Ainda para mais, quando é tão mais conveniente fazer tudo igual.

Quando estava grávida pensava muito que não as queria vestir de igual. Disse isso a toda a gente. Hoje em dia, na prática do dia-a-dia,isso é muito mais fácil. Na verdade não tenho que pensar tanto, é só pegar e andar. Mesmo nas lojas (apesar de às vezes ser difícil arranjar os tamanhos iguais - tenho sorte que tenho uma mini-M e ando com os tamanhos de roupas delas desencontrados), é mais fácil, e vamos lá ser verdadeiros, também é muito giro vesti-las de igual.

Mas ao mesmo tempo não sei se gosto quando as pessoas as confundem... e eu tenho uma (quase) loira e com menos 1kg do que a minha morena!!!
Quero que sejam duas pessoas, e que sejam respeitadas na sua singularidade e individualidade. Ainda não sei muito bem como, mas vou tentar fazer por isso.
Talvez assinalando/celebrando as diferenças entre elas, e tentar ir adaptando as nossas atitudes à maneira de cada uma.

Mas não sei se quero chegar ao ponto (limite) da nossa pediatra da maternidade.
Na consulta de follow-up que tivémos aos 2 meses, ela disse que as devíamos vestir sempre de forma diferente, devíamos ter alturas em que saímos de casa só com uma (deixando a outra em casa - aos cuidados de quem?), devíamos separá-las naquilo que pudessemos. Ressalvou o facto de que é importante que toda a gente as distinga bem, e celebrou o facto de termos posto nomes bem diferentes às meninas.
Ora... vamos lá escrutinar isto...
Eu concordo perfeitamente que temos que respeitar o feitio, e gostos de cada uma. E que elas não são uma só pessoa. Aliás, desde que nasceram que se vê logo que são bebés bem diferentes. Concordo com as questões da roupa, e com o facto de que toda a gente (para além dos pais) deve conseguir distingui-las bem - um à parte - não acham que só por se usar a palavra "Gémeos", há logo pessoas que acham que os bebés são iguais e não os consegue distinguir?? Ridículo no caso das minhas meninas que são tão diferentes... enfim!!

Sei também que, no futuro, vão existir atividades em que uma nos quer acompanhar mais,e a outra vai querer ficar em casa a ver bonecos ou a jogar qualquer coisa, e que iremos sair de casa só com uma bebé/criança - e ainda bem!! Tempo personalizado só com uma é bom para todos!
Mas, aos 2 meses, qual o benefício de sair só com uma bebé para comprar pão?? Não me sinto mais capaz de sair de casa só com uma, sabendo que poderia perfeitamente ter saído com as duas.
Ainda para mais... eu nasci numa família em que tenho 3 irmãos. Nunca fui filha única... não sou gémea, mas a minha mãe teve 4 filhos entre 1982 e 1987... por isso somos todos muito próximos, e eu sempre andei com a minha irmã para todo o lado. Claro que às vezes calhava sair só com um dos meus pais, mas nada disso era feito de propósito. E nunca me senti mal... sempre senti que havia tempo e atenção para mim.
Acho que as crianças devem crescer com o sentimento da família, e com a maravilha que é ter um irmão. E isso é saber partilhar, e saber estar juntos. Respeitar os momentos de cada um, não obriga a que tenhamos que estar separados.

Os pais de gémeos que andam por aí que me ajudem... Como fazem com os vossos filhos?
Estarei a pensar de forma errada?

3 comentários:

  1. Eu faço como tu!!tn dizia que nao ia vestir igual e agora visto...e mt mais giro...
    Nao acho que comprometa a personalidade pois toda a gente que lida com elas sabe bem quem sao...e ja se nota bem is diferentes feitios...para alem de tb serem bastantes diferentes!!

    ResponderEliminar