16 janeiro, 2017

O nascimento.

Tanto para contar e tão pouco tempo!
Faz amanhã uma semana do nascimento das minhas (e nossas) hi-tech babies :)

A semana que passou tem sido uma verdadeira loucura.
As meninas nasceram bem, de cesariana electiva, pelas 12:30 do dia 10 de janeiro de 2017 com 37 semanas e 2 dias de gestação.
A nossa C. nasceu com uns fartos 3,190kg, e estava famosa! Lembro-me que foi a primeira a sair e de má mostrarem pelo pano! Chorou pouco. Estava gordinha e fofa!

A nossa M. nasceu com 1,790kg. Chorou com mais vontade. Quando na mostram via-se a diferença da irmã pela falta das bochechas.

Quando fui pra o quarto levava a C. nos meus braços. Estava linda e muito serena, embora não gostou do elevador que nos levou ao nosso piso.
Pouco depois de chegar ao quarto, o Enfermeiro responsável pela M. na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN) trouxe-me uma fotografia dela, impressa num cartão amoroso a apresentar o espaço onde a M. iria ficar internada. O motivo do seu internamento foi o baixo peso e observação. Mas rapidamente se percebeu que ela também era muito preguiçosa para comer... tem que ganhar peso para ser autónoma e ter força de se alimentar sozinha e puxar bem pelo biberon ou mama. Mas é uma grande luta. Ao fim de 3 dias na UCIN foi colocada uma sonda de alimentação, de modo a que não perdesse mais peso.

Na altura, e em todos os dias que se seguiram até agora, é uma grande mistura de sentimentos e pensamentos! Estou feliz porque nasceram e porque são saudáveis, mas terrivelmente angustiada por não ter as duas comigo.

Ao mesmo tempo a C. não nos tem dado muito descanso porque também é preguiçosa para comer!! O peso anda numa montanha russa de sobe e desce!...

Os dias passam rápido - há sempre tanto para fazer entre estar em casas tratar da C., ir à Maternidade visitar a M.,  tratar dos papéis dos primeiros dias, e gerir todas as emoções e contratos de família e amigos... pfff.... digo-vos que as hormonas nem sempre ajudam mais do que desajudam...

Hoje penso que realmente foi importante chegarem às 37 semanas e 2 dias, atingindo a maturação pulmonar. Mas isso também acentuou a diferença de pesos entre ambas.

Neste momento é manter Coragem e Fé. E dar tempo ao tempo... eu já sei... uma semana não é nada! Mas eu já só queria estar um mês à frente... ter as duas em casa a crescer.

Confesso que sempre acreditei que a M. fosse nascer maior... muito mais perto dos 2kg (como era estimado nas ecografias). Não pensei que a sua estadia na UCIN pudesse estender-se por tanto tempo... quando falava nessa possibilidade, nem eu sabia em o que estava a dizer... e nesta fase nem sabemos bem quanto tempo vai lá estar... deus queira que pouco tempo! Que passe rápido... que de repente lhe dê um click!

Prometo vir falar sobre o parto, a amamentação, e outros assuntos que achem de interesse, e espero que seja um discurso mais coerente do que neste momento sou capaz...

Um muito obrigada a todas pelo apoio!

14 comentários:

  1. Oh minha querida, é bom ter notícias vossas e saber que no fundo Estão todas bem.
    Tenho pena que a M. Ainda se encontre na ucin mas espero que muito brevemente estejam as 3 juntas. Muita força.
    Em viasde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! Também eu!... só queria tê-la em casa!
      Obrigada. Um beijinho

      Eliminar
  2. Parabeeeeeeeeeeeeeeeeeeeens :) que continue a correr tudo bem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Rapidamente a M. irá fazer companhia à mana :-)

    Continuação de tudo a correr bem!

    Beijinho grande*
    Ah Adoro o nome da C. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh meu deus!! Lá escapou ;) eu também gosto! E cada vez mais!!
      Espero mesmo que sim! Um beijinho

      Eliminar
  4. Maria, quero apenas deixar um grande beijinho e desejar as maiores felicidades para ti e para toda a família. Fomos companheiras de luta e se tudo correr como previsto o meu milagre chega a 7 de março, por isso sei bem por tudo o que passaste e a felicidade que agora deves estar a sentir. Vai correr tudo bem, até porque depois de tudo mereces muito ser feliz.
    Beijinho
    Sophie222 ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Sofia! Muito obrigada :)
      É mesmo um turbilhão de sentimentos, e nesta fase, muitos afazeres!
      Para ti estas semanas vai custar a passar, mas vais ver que vale a pena!! Aproveita para relaxar e descansar... (sei que prevê um clichê... mas faz bem a ti e ao bebe, e não perdes nada!!)
      Um grande beijinho

      Eliminar
  5. Muitos parabéns :)
    Estamos ansiosas por acompanhar agora esta nova etapa da tua vida ;) Acredito que estes primeiros dias sejam de uma dificuldade imensa mas se é verdade o que todos dizem, passa num instantinho, e não tarda estão todas em casa a curtir este fase a 100%
    Um beijinho querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!!
      Deus queira que sim! Que passe num instante... estes primeiros dias é sempre o controlo do peso, a ansiedade dos primeiros desafios no conhecimento das bebes!
      Mas vai passar! :)
      Um grande beijinho

      Eliminar
  6. Muitas felicidades muita saúde e que rapidamente a M. se junte a vós.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Estes dias são agitados, mas desejo que tudo passe rápido...
      Um grande beijinho

      Eliminar