24 outubro, 2016

Problemas da Gravidez I

Quem me acompanha já sabe que eu não estou propriamente a achar a gravidez a melhor fase da minha vida!
De longe será das piores... mas, por vários factores, os 6meses decorridos até agora não têm sido sempre fáceis!

Com a proximidade do 3º trimestre de gravidez, chegam também as dificuldades mais reais... mais físicas. Estamos maiores, mais pesadas, mais cansadas, mais ansiosas... 
Não quero mesmo nada que este tópico (Problemas da Gravidez) seja recorrente, mas não deixa de ser a verdade...

Então vamos começar pelo meu problema mais recente (surgiu no fim das 25 semanas de gravidez): as famigeradas hemorróidas.

Não posso dizer que esta seja a primeira vez que esta condição me aborda... mas nunca é uma coisa agradável. Nunca faz falta, nem nunca vem numa fase menos má...

No meu caso dói e limita muito a minha atividade física, já de si não muito ativa... faço os maiores sacrifícios para acompanhar a família e os amigos (principalmente no fim-de-semana...). Depois não é um assunto assim tão fácil de relatar socialmente como os enjoos, dores nas costas, azia, inchaço, ou outros... 
O que parece que torna as coisas ainda mais difíceis. 

Felizmente a minha médica recomendou-me rapidamente que tomasse Daflon (3x por dia durante 3 dias, depois 2x por dia durante mais três dias, e depois 1x por dia para manter...) e colocar a pomada Faktu 2 a 3x por dia. 
Manter uma higiene adequada, e muita água fria também ajuda no meu caso, bem como algumas massagens na zona afetada. 

A médica indicou-me ainda alguns suplementos caso tivesse prisão de ventre, o que não é o caso... creio que a minha situação advém de alguma dificuldade na circulação sanguínea, e do peso do útero sobre o intestino e recto... e, é claro, da minha predisposição.

Posso dizer que ao fim de 4 dias já me sinto melhor!! 
Mas cada caso é um caso, e devem procurar ajuda específica para a vossa situação. Sem vergonhas. Os médicos estão habituados a estas coisas. 

Não deixem de procurar ajuda para as vossas condições médicas... temos que ser proactivas em tudo!! Sofrer mais do que o necessário, não obrigada!!

Agora só espero que isto passe mesmo e não fique por aqui até ao fim da gravidez (como já ouvi relatos...) 😞


6 comentários:

  1. Conheço essas filhas da mãe há muito tempo. Ninguém da minha família lhes escapou. Nem me recordo se são anteriores à amenorreia. A última vez que deram um ar da sua graça foi no dia a seguir ao beta, após as 30 descargas que me levaram ao hospital.

    Já tive uma hemorragia de 45 minutos em que o sangue escorria sem parar.

    É horrível sentar, conduzir, andar. Parece que tudo o que se faz inevitavelmente vai provocar dor lá...

    Sempre que penso em gravidez há 4 coisas que receio que me perturbem ainda mais que o habitual: hemorróidas, asma, alergias e lombalgias.

    Não me esqueci da minha promessa! Estou a fazer uma prospeção :) Os berços são integralmente de grades como aqueles simples do ikea ou as cabeceiras são planas?


    Sei que estou de fora e não custa falar mas pensa que a reta final está a aproximar-se rapidamente.

    As melhoras para ti e a tua retaguarda e um tri-beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo vemos teus medos... um dos meus medos também era este! Continuo assim... mais suportável, mas não sei se vai passar!

      Nós temos uns bercos mais pequenos para os primeiros tempos, comprados na zippy! E depois vamos usar umas camas de grades para mais tarde, que nos emprestaram. Não sei explicar bem como são...

      Obrigada pelo carinho de sempre. Espero que estejas bem.
      Um beijinho

      Eliminar
  2. Como tu mesmo dizes é uma condição para chegar a um fim...
    Desejo-te as melhoras.
    Beijocas ás três <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Catarina...
      nesta fase já começo a desesperar com o tempo que não passa.... e a sentir-me muito cansada e grande!... Não vão ser dois meses fáceis...
      obrigada pelo apoio.
      Um beijinho*

      Eliminar
  3. Realmente é chato... Uma gravidez está longe de ser um mar de rosas, mas agora está quase :)

    Beijinho e espero que já estejas bem*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que tentar manter os olhos na meta!
      Os dias estão muito longos...
      Um beijinho minha querida*

      Eliminar