20 abril, 2016

Uma doença. (as coisas pelos nomes)

(do Instagram)


A todos os que um dia já me disseram:


"Vão fazer umas férias juntos que vais ver que vai resultar, num ambiente sem stress"

"Bebe uns copos e relaxa
"


"Quando deixares de pensar nisso é que vai acontecer. Conheço 3500 pessoas a quem aconteceu assim"

"Começa a tomar a pílula e pára a meio do mês. Se as adolescentes engravidam assim, tu também consegues"

"Toma isto"


"Tens que ter relações várias vezes por dia"


"Vai acontecer quando menos esperares"



"Tu tens é que relaxar!!"


E sabe lá Deus mais o quê...

POR FAVOR!!!

Respeitem, ofereçam o vosso ombro amigo para conversar, para sair, perguntem se precisam de dinheiro (se puderem ajudar), que tipo de ajuda já procurara. Perguntem como está a vida do casal.

Não assumam que as pessoas que estão com dificuldades em engravidar já não pensaram em todas as ideias do mundo. Acreditem que já esgotaram mais possibilidades do que vocês imaginam. Que muitas lágrimas já caíram.


Até chegar ao ponto em que vocês se perguntam: Então a Felisberta e o Ambrósio não vão ter filhos? - já eles se debateram diariamente com essa questão por meses a fio.

Assumam para vocês que a infertilidade é uma doença como outra qualquer.... Sujeita a tratamentos com fases... E que, pode, ou não, ser bem resolvida, e que isso pode depender de tantos e tantos factores!!!...

E que esta, como qualquer doença, exige procura de ajuda especializada, ajuda médica! Não procurar ajuda, e usar mezinhas, e creminhos, só vai atrasar o processo de diagnóstico do problema. Depois do diagnóstico façam o que entenderem com a informação que tem!

Se vocês querem, podem ser parte da solução. (Usando algumas estratégias, como por exemplo as que indiquei em cima).

Se não se querem envolver, o silêncio funciona muito bem para estes casais. (desde que não se entre na Conspiração do Silêncio... - não falar deste tema mas evitar falar de todos os assuntos que façam lembrar de: gravidezes, ou de crianças, ou de bebés, etc.)

Mas não sejam parte do problema. Não inventem soluções. Antes de falar, questionem-se.

Os casais agradecem.

2 comentários:

  1. Infelizmente ouvimos muitos comentários infelizes que só aumentam a nossa angústia e revolta. Enfim... é a ignorância das pessoas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá mia... Sim, muita ignorância! Gostava de conseguir mudar mentalidades, mas acho que é como tudo na vida, só quem passa por isto é que percebe.
      E eu sei que ninguém diz nada por mal... Mas a verdade é que pode ser muito frustrante.
      Um beijinho

      Eliminar