18 dezembro, 2015

A fertilidade e a venda de banha da cobra

Eu já não posso com a constante oferta de soluções milagrosas, alimentos poderosos, métodos infalíveis, chás poderosos e outras mezinhas que tal!  (Só posso dizer que acredito no nosso próprio poder de relaxamento - seja através de oração, escrita, meditação - naturalmente associado a uma ajuda especializada!)

É que não se pode procurar por literatura em lado nenhum que a única coisa que encontramos é oferta deste género. Talvez porque eu trabalhe na área da saúde, não me consigo deixar convencer por nada disto! Eles são óleos milagrosos, frutas poderosas, suplementos xpto, gel que potencia a fertilidade (?)… sabe-se lá o que são, de que maneira nos afetam, e o dinheiro (e tempo!!!!) que se perde a investir nisto. É gritante!!

Talvez tenha sido até isto que me dá este desejo de escrever e escrever na tentativa de abrir os olhos a muitos alguéns!...

Mas também aqui é preciso diferenciar os casos! (não sou nenhuma nazi… calma!)

Caso 1 - Casal a tentar engravidar há 3 meses. Mulher a desesperar. 

Queres beber chá, beber óleos e tomar mezinhas? Força contigo! Se calhar vai resultar mesmo porque estás a tentar há pouco tempo… (histórias de sucesso nestes casos vão iludir muitas e muitas pessoas em erro. Com esperanças de soluções que não têm cabimento no seu caso pessoal – bato no peito…! Também eu pensava… será? Estive mesmo quase para entrar em muitas ervanárias… podem crer! … Olha o jeitão que dava… a “vergonha” que eu não passava, os medos e realidades que adiaria enfrentar…)

Caso 2 – Casal a tentar engravidar há mais de 1 ano.

VÃO AO MÉDICO! Não percam tempo. Até pode não ser nada... mas o que é que vos custa ir fazer uns testes/análises/..., e ouvir uma opinião profissional?

Até podem ir nas mézinhas... e podem ter sorte, ou então estar mais um ano a tentar... 

Isto é tudo muito complicado... No meu caso, mesmo estando nós a tentar há 3 anos, e estando a abrir o jogo agora com alguns familiares e amigos sobre o passo que decidimos tomar (iniciar tts), ainda há pessoas que nos dizem: "Isso é só stress"; "Vão fazer umas férias que isso resolve-se"; "Eu conheço um caso de uma pessoa que quando ia fazer os tts já estava grávida, vai-vos acontecer o mesmo".

Nós sorrimos e acenamos (alusão aos pinguins do Madagascar :) ). Mas na realidade o que me apetece dizer é: "NÃO NÃO VAI RESOLVER ASSIM, NÃO VAI ACONTECER O MESMO!!" 

Vocês sabem lá gente... sabem lá do que nos foi diagnosticado, do que estamos a sofrer com isto, e do GRANDE PASSO e investimento que é chegar até aqui.


Mas pronto... deve ser só o meu mau feitio!


3 comentários:

  1. Como prometi, eis-me a absorver as suas palavras que têm tanto de minhas também, pois vivemos um script com muitas semelhanças.

    O que expõe não é fruto de mau feitio, é ser-se realista e pragmático.

    Sou ateísta e grande defensora da ciência, as crendices passam-me ao lado e a palavra "sorte" custa-me a engolir. Compreendo perfeitamente o que pretende dizer.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Cara PL, estamos na mesma caminhada.
    Gosto muito da forma como escreve.
    Desejo que tudo corra pelo melhor consigo!
    Cá estarei.

    ResponderEliminar