15 meses acabados de fazer.
Mais engraçadas que nunca.
O trabalho (exigência) não sei... é diferente. Agora querem a nossa presença para se agarrar e começar a andar para todo o lado. Querem brincar, e querem companhia.
Começam a brincar uma com a outra e isso enche-me o coração.
As rotinas de sono estão bem estabelecidas, mas há que ter algum rigor em tudo isto. Não se iludam. Uma sesta inocente de 30 minutos de jantar é a vossa noite arruinada (ou seja, deixam de ter aquele "sossego" entre as 21:00 e a vossa hora de deitar).
A alimentação, que sempre foi um stress para mim, já está cada vez mais próxima de um normal, o que já nos deixa alguma margem nos almoços e jantares fora. Há maior variedade alimentar, embora mantenha os cuidados necessários a esta idade.
Ainda nem se pensa no largar das fraldas, mas já que falamos nisto, já se troca menos vezes de fraldas durante o dia. Agora cada vez mais fã das dodot (azuis e activity) por aguentarem melhor as noites. Mas as do pingo doce também são muito boas para o dia.
Talvez pela alimentação estar a mudar também a C. está menos presa dos intestinos, o que são óptimas notícias.
A creche é nossa amiga em todos estes processos de rotinas. Não há dúvidas...
Assim, um dia normal de creche:
08:00 - Acordar e leitinho na cama ou iogurte
09:30 - Pão ou fruta na creche
11:30 - Almoço: sopa com proteina, 2º prato e fruta (inteira, triturada)
15:30 - Lanche: Iogurte de aromas e Pão OU Papa (alternado)
19:30 - Jantar igual ao almoço
00:00 - Leite
(se jantarem mais tarde ou almoçarem mais tarde, dou pão, bolacha, fruta no entretanto)
Aos 15 meses continuam só e apenas a beber um máximo de 150ml de leite. Nunca consegui que bebessem mais. Agora já não me choca... mas (ver posts dos meses depois de nascerem) já foi um grande stress para mim.
Estão no percentil 10 as duas, e por isso estão bem. Sempre a crescer :)
O leite que nos foi indicado pela pediatra seria um leite adaptado - Leite em Pó nº4, ou então Leite Gordo até aos dois anos. Perguntamos o que era melhor, e a pediatra disse o leite em pó. Então é esse que estão a beber para já. Sem grandes fundamentalismos. Se der jeito beber do nosso leite, já o farão.
Assim, e resumindo, beberam o leite 1 até aos 12 meses, e depois passaram para o leite 4.
Papa agora é mesmo a Cerelac normal (a que se prepara com água).
As sestas. Normalmente só fazem uma sesta por dia, depois do almoço, de cerca de 2:30/3:00. É o suficiente para elas. Ao fim-de-semana faço o mesmo... se bem que como almoçam mais tarde, acabam por vezes por estar mais rabujentas depois na hora de almoço... mas pronto.
Depois dormem bem na mesma :)
E acho que é isto... Como são os vossos? Ou eram nesta idade?
Sem comentários:
Enviar um comentário