Uma coisa que me suscita sempre curiosidade são as rotinas dos bebés!!
Quando comem, quanto comem, quanto e como dormem, como passam os dias.
Desde os 3 meses e meio que elas fazem 5/6 biberões por dia: 00:00 - 08:00 - 12:00 - 15:00 - 19:00 ou 00:30 - 06:30 - 10:00 - 14:00 - 18:00 - 21:30
Dormem seguido da meia-noite às seis e meia ou até às oito (o mais tardar). Bebem o leite mas voltam a dormir até as 11:00/12:00 na cama delas. Durante o dia estão no chão. Em mantinhas a brincar com ginásios, a comer as mãos, a olhar para o ar... Dormem quase sempre entre os biberões durante uma hora. E nunca dormem no quarto. Dormem mesmo no chão, ou nas alcofas (sendo que quase já não cabem lá). Só as deito nas caminhas delas depois do biberão da meia noite.
E essa é a rotina que funciona melhor para nós. Porque nos acompanham durante o dia, e sempre estão com o pai que às vezes só chega a casa às 21:00. E assim, durante a manhã sempre faço alguma coisa enquanto elas dormem (tipo tomar banho e tomar o pequeno-almoço!!, ver os e-mails e tratar da roupa delas).
Só aos 3 meses comecei a pô-las no chão. Mas nota-se uma evolução imensa! Interagem muito mais, palram, sorriem. A M. mexe-se imenso, e torce-se toda. A C. é mais sossegada nesse aspeto, mas delira com os brinquedos!
Antes disso dormiam muito mais, faziam intervalos mais pequenos entre os biberões, fazendo 7 biberões por dia. Passavam o dia ou em cima de uma mesa (grande não se preocupem!), ou nas alcofas. Desde que fizeram os três meses que passam o tempo no chão. A pediatra da Maternidade (onde as gémeas também são seguidas), falou das espreguiçadeiras como se fosse o Diabo, equiparando-as aos andarilhos. Disse que eram péssimas para o bebé... Na verdade eu só tenho uma espreguiçadeira (foi-me emprestada), e elas passavam lá algum tempo desde os 2 meses (mais ou menos), e acho que nunca gostaram muito de lá estar.
Na sala onde passamos os dias não há tv, pelo que vou pondo alguma música no pc para se distrairem. Mas já percebi que adoram as luzes da tv!
Não consigo é pô-las de barriga para baixo... Choram e choram! Bem sei que deviam passar assim algum tempo por dia, vigiadas. Mas nem 2 minutos se aguentam. É uma luta imensa para levantar o pescoço, e começam a chorar... Já vi fotografias de mães que põem os bebés de barriga para baixo apoiados nas almofadas de amamentação. Será que faz o mesmo efeito para os bebés? É que já pus a C. assim e ela aguentou-se até benzito...
Agora (que já têm 16 semanas = quase 4 meses), e já passam mais tempo acordadas, uma das coisas que quero saber é, como estimulá-las? Como fazer com que cresçam a explorar o potencial de cada uma?
Como era (ou é) com os vossos bebés?
E será que as nossas mães tinham as mesmas preocupações que nós hoje em dia??
Achei este vídeo muito educativo e indica outras formas de fortalecer os músculos do pescoço, o meu bebé ao início também detestava ficar de barriga para baixo (agora não quer outra coisa), fui sempre insistindo, até que ele começou a gostar.
ResponderEliminarhttps://m.youtube.com/watch?v=5sT2tr0oCtk
Vou ver Rita!! Obrigada!!
Eliminar