30 dezembro, 2016

35 semanas e 5 dias.

Hoje foi dia de reavaliação na MBB.
Fui atendida pelo Dr. N. que eu não conhecia mas que foi um amor.

A minha tensão e análise à urina continuam bem! A dilatação mantém-se de um dedo desde 2af. Eu bem fiz repouso esta semana para não aumentar...
Fiz ainda um CTG (registo cardiotocográfico) e a a meninas estão óptimas :) fiz também ecografia e, surpresa das surpresas, a nossa pequena M. virou-se e está também em cefálica como a irmã :)

Só boas notícias. Como a médica já me tinha marcado consulta para 5/jan, não se achou necessidade de marcar nada para mais cedo. Farei a minha vida como até agora, sossegada. No dia 5 de janeiro já terei 36s e 4d, e creio que se marcará o dia da indução do parto! Felizmente :)

As meninas a portarem-se bem, e os pais muito orgulhosos!

29 dezembro, 2016

Cinta de Gravidez II

Nunca cheguei a atualizar este assunto, apesar de ter mudado os meus hábitos!!
No início da gravidez usei uma faixa tipo top caicai para a barriga que adorei - ver aqui

Mas cerca das 25 semanas de gravidez mudei de cinta. E ainda bem, porque a anterior muitas vezes já me apertava a barriga, e não me dava o apoio que eu necessitava.
Fiquei fã desta cinta da Carriwel:

Desculpem as imagens mas não arranjei imagens de frente. Está cinta/faixa é ajustável mas acompanha a barriga. Ficamos inseparáveis :) aconselho mesmo! Emprestaram-me uma da Chicco que uso quando esta está para lavar e posso garantir que não tem metade do conforto.

Bem gostava de ter sido patrocinada mas não fui :) escrevo mesmo porque gostei destas faixas!

27 dezembro, 2016

24 dezembro, 2016

Um Santo e Feliz Natal 2016

34 semanas e 6 dias.
Não vos tenho posto muito a par da nossa situação!! Depois das ultimas novidades, esta semana repeti ecografia e tive nova consulta, e mais análises e o famoso teste do cotonete.

Não houve assim grandes notícias... o médico que fez a eco disse que fazer medições com o espaço de uma semana era um pouco arriscado, e que não era isso apenas que se irrita avaliar. É arriscado porque há sempre um erro nas medições por ecografia, e as bebes poderiam aparecer com uma avaliação inferior à semana passada. Disse que nesta fase o importante era avaliar o líquido amniotico e a parte cardíaca das meninas. Felizmente está tudo bem. E aparentemente as duas continuam a crescer nas suas proporções.
Enquanto que a nossa C. engordou 100gr numa semana, a nossa M. engordou apenas 60gr. Mas lá está... são estimativas!!

Na consulta a médica disse que eu deveria ser novamente avaliada no dia 26 dezembro, e marcou consulta com ela para dia 5 de janeiro (mais ecografia). Se elas se aguentarem até esse dia, já estarei perto das 37semanas, e o Parto será marcado para a semana seguinte - entre as 37 e as 38 semanas. Muito provavelmente será parto normal induzido.
Como a médica está de férias estes dias e até janeiro, no dia 26 serei consultada por outra médica - a Dra. M.C. que já está a par do meu processo.

Eu sinto-me bem!! Elas mexem-se muito, e aparentemente vão aguentar-se até janeiro! Eu já só queria que passasse o ano... falta pouco!! :)

E como é dia 24 de dezembro, não posso deixar de desejar a todos um Santo e Feliz Natal! Natal é sinônimo de família, de esperança, e de paz. Espero que sintam o mesmo... e que acreditem que nenhum ano se repete. Este ano vivam o Natal com os vossos. Aproveitem cada minuto.

Um beijo enorme para cada um de vós.

13 dezembro, 2016

Nova Ecografia

33 semanas e 2 dias.

A M. continua a ser o nosso bebé mais pequeno. Está em posição transversal, ou seja, diz o médico que ela se está a preparar para se por em cefálica :)
Está no percentil 25 com cerca de 1,810kg, e 42,7cm.

A C. continua a a ser o nosso bebé grande. Mantém-se em posição cefálica.
Está no percentil 75 com cerca de 2,466kg e 47,3cm.

(A altura não vem registada na eco. Fiz uma estimativa com a medida do fémur x7)

Outras considerações:
- Já não me mediram o colo do útero, porque segundo o médico, se elas quiserem nascer, já ninguém vai fazer nada contra isso :)
- A diferença entre as bebes continua a ser significativa, mas a curva de crescimento delas é normal. Ou seja, a M. é pequenina mas está a crescer! A C. é mesmo um bebé grandinho!! Se ficasse aqui até as 40s ia ser daqueles bebés que já nascem criados.
- Foi -me agendada uma nova ecografia para a próxima semana para avaliar esta descrepancia de crescimento. Nesta fase temos que garantir que a M. está a crescer. Se não estiver, o Parto poderá ser antecipado. Veremos.
- Tenho consulta com a minha médica na 6af e veremos também o que ela diz.

Fiquei muito feliz com o dia de hoje. Saber que elas estão bem, deixa-me mesmo tranquila e segura. Com estes pesos já podem nascer :) Claro que vamos ver se vocês se aguentam mais umas semanas!!

Ansiedade e Seca.

33 semanas e 1 dia.

Pois já começo a estar mesmo farta desta gravidez... por estar parada, sem fazer nada, cansada de ver toda a gente sempre na vida de sempre e eu cada vez mais pesada, cansada, e sem energia para nada.

Hoje sofri de outro ataque de hormonas que só me chateia a mim e aos que estão à minha volta...
Amanhã tenho nova eco (já não faço uma destas a sério desde as 29s, o que é mais ou menos há um mês), e estou um bocado preocupada porque não ganhei qualquer peso desde aí... Claro que tive o meu internamento a semana passada, e dias em que me alimentei mesmo muito mal à conta dos vómitos e mal estar... mas mesmo assim, não estar a engordar nesta fase da gravidez, não me parece muito normal...
Espero que elas estejam bem. Amanhã darei notícias.

De resto, os episódios da semana passada puseram toda a família e amigos em estado de alerta. E agora as mensagens e telefonemas constantes de "Estás bem?" vindos das mais diversas pessoas, causam algum stress... Eu que até "gostei" do meu internamento, porque como já disse me tranquilizou sobre o parto e o meu futuro internamento por essa ocasião, e que até tenho andado bastante calma, fico em polvorosa quando me perguntam se estou bem!
E ainda por cima não posso ser indelicada... é que há pessoas mesmo chatas! Enfim...

Já só queria que elas nascessem e parar de fazer planos para quando elas nascerem. Dá para perceber?
Prefiro ocupar o meu dia a cuidar delas do que neste estado total de cansaço e apatia...

Estou em dia de energia zero... e é altamente frustrante.

PS . isto da gravidez é de doidos... há umas semanas queixava-me do peso... e agora, da falta dele! E é tudo assim... uma inconstância...

10 dezembro, 2016

Gravidez - esse estado de graça IV

32 semanas e 6 dias.

E esta não foi uma semana nada fácil.... duas idas às urgências, um internamento (breve na MBB), e muitos exames e análises à mistura.
Primeiro foi tensão alta, depois vómitos sem parar!... Resultado, ao fim de uma semana estou bem, mas nesta fase, e, apesar de as meninas estarem bem, o meu corpo já começa a dar sinais de cansaço, e de uma certa dificuldade em alimentar e manter três corações a bater, alimentando três organismos ao mesmo tempo...
Estou de repouso absoluto... só posso fazer mesmo o indispensável. E nesta fase já pouco mais consigo fazer!
Querem uma lista de novas tarefas herculeas?

- estar deitada, sentada, em pé (muito tempo na mesma posição)
- conduzir
- andar a pé (o peso da barriga é tanto!!)
- comer sem me sujar (e finalmente percebo porque!!!! Não me consigo inclinar para a frente nem um bocadinho, assim como encostada na cadeira e qualquer garfada é um malabarismo!)

Outras sensações estranhas:
- as miúdas a mexerem-se que agora quase me magoam, e já magoam mesmo quando me batem nas costelas... mas elas devem estar mesmo apertadinhas e sem espaço, pelo que cada movimento são ondas na minha barriga;
- não sinto sempre uma pressão na bexiga e a tal vontade de ir a casa de banho. Mas nitidamente há alturas em que elas se encostam à bexiga e que quase não me aguento!!!
- a sensação de talvez não ser capaz de tomar conta destes dois seres pequeninos!... mas depois penso que se os outros casais sobrevivem, nós também vamos ser capazes :)

Curiosidades:
- tenho muita curiosidade em saber quanto peso vou perder depois do parto (não pelo peso com que eu vou ficar, o peso é um número, e eu sei que o meu corpo vai ficar diferente - isso não me preocupa), mas para saber quanto peso é que eu consegui transportar durante esta fase final...
- como vai ser o parto? Continuo sem ter medo do parto. Ainda por cima no meu internamento na maternidade tive uma excelente experiência na enfermaria em que fiquei (que era o sítio onde as mulheres ficavam até ter a dilatação suficiente para ir para a sala de partos). Mas ao mesmo tempo tenho curiosidade em saber como se vai desenrolar e em como é que eu vou reagir às diferentes fases do parto!
- ver a cara das minhas meninas!! Pegar-lhes ao colo e dar-lhes beijinhos!!
- ver a reação do pai com elas!!
- ver a reação dos meus pais, avó, irmãos e sobrinhos...

Na próxima semana já faço nova eco e já vamos ver como estão a crescer estás meninas :) E no fim da semana tenho nova consulta... agora acho que irei lá todas as semanas.
A minha mãe já não acredita que elas cheguem a janeiro! Vamos ver :) eu gostava muito que sim!
Embora isto não está nada fácil de suportar... vamos ver se o repouso vai ajudar ao meu bem-estar e a algum equilíbrio necessário...

(Ver Gravidez Esse Estado de Graça III)


04 dezembro, 2016

1 ano.

Faz hoje um ano que fomos à primeira consulta com o Dr.C. No dia 2 deste mês fez um ano que pusemos (os dois) os pés na Clinica AB para a consulta com o Professor.
Não foi a nossa primeira consulta de infertilidade, nem tão pouco os primeiros exames e tentativas... mas foi o nosso tiro certeiro. 

Quem diria que um ano depois estávamos grávidos de duas meninas, já com 32 semanas, a fazer a mala para a maternidade. 

Que ano alucinante de tantas emoções... olhando pra trás valeu tudo mais que a pena,  e elas ainda nem nasceram. 

Contudo ainda não faz um ano deste blog... 
Fico feliz por o ter criado, por ter feito tantas amizades com ele, por ter aprendido tanto com ele, por ter (espero eu) ajudado alguém com ele.
É verdade que o rumo do blog já se alterou um pouco, e em vez de falar de infertilidade, agora fala do nosso caminho enquanto futuros pais. 
Mas (parte) da nossa experiência ficou para sempre registada aqui. 

Foi um ano bom :)