25 agosto, 2016

Ausente para férias

18 semanas. (Estarei perto de metade da gravidez!!)

Tenho estado ausente... Mas é por uma excelente causa :) férias e tempo com a família! 
Felizmente pude ir de férias porque os bebés se têm portado muito bem. Assim estou a aproveitar ao máximo estes dias.
Contudo, não deixo de pensar sempre nas pessoas que me acompanham nesta luta, e nesta caminhada. 
Com a vinda de setembro, regresso à rotina. Virão novas consultas e exames, e que venham boas notícias, e saibamos finalmente o sexo dos nossos bebés. Vai ser o mês de começar a arranjar a casa para a vossa vinda :) 

Entretanto hoje faço 18 semanas de gravidez, contudo deixo-vos com um registo mais pessoal, de nós os três (eles com 16 semanas):

(Teremos oportunidade de falar da minha mini barriga em breve...)

14 agosto, 2016

Nota mental.

Não posso beber bebidas com gás!!!!!!
Fico a rebentar que nem uma bolinha. 

N Ã O

Coca-cola com gelo e limão numa noite quente de verão? 
Não obrigada!! 😒

Mas adoro estes bebés ❤️


11 agosto, 2016

16 semanas.

Hoje foi dia de consulta. 
Consulta na MBB. As quintas-feiras devem ser dias de consulta das grávidas problemáticas. Não me levem a mal, eu cá estou incluída neste grupo!!
Mas é o dia da consulta de baixo peso, das grávidas com hipertensão, e hoje era o dia de todas as grávidas com problemas de toda a variedade!! Estavam 72 grávidas quando eu cheguei.
Estive 3 horas para ser vista pra médica. E depois acabei por ser vista por outro médico, já que a minha ainda estava com lista de espera...

Mas tudo bem. Gostei do Dr. M. :) como não tinha queixas - só as dores de barriga que ele disse serem normais - foi uma consulta rápida e tranquila. E ainda fiz ecografia. Desta vez confirmamos que era mesmo uma menina - o bebé que está com a cabeça do lado direito da minha barriga. O bebé do lado esquerdo, que já era o misterioso, continua assim, misterioso. Hoje estava de costas, vi toda a sua coluna e a cabecinha. 
Por mais que o médico tentasse, o bebé não se moveu da sua posição confortável. 

Fiquei tranquila por eles estarem bem e eu também. A minha tensão está óptima e engordei 3,4kg até hoje. A enfermeira disse que eu ia ser uma grávida elegante :) simpática! 
Agora tenho a eco do 2o trimestre marcada para 13 de setembro, e consulta para 15.

Estou feliz com estes bebés. É muito tempo sem saber deles. 

06 agosto, 2016

Legislação e PMA - faltas remuneradas

Tenho visto muita gente com estas dúvidas sobre as faltas ao trabalho, e espero que este post possa ser útil. Também foi através de grupos do facebook que soube destes direitos. E se são direitos devemos conhecer e usufruir deles.

Posso dizer como fiz no meu caso. Sempre que faltei para consultas, exames, ou nas semanas após as transferências, apenas entreguei as declarações médicas no local de trabalho, e sempre me foram pagas todas as horas respetivas. Naturalmente que, antes de ir à primeira consulta, fui falar com as chefias, e expliquei todo o processo (ou fui explicando à medida que as coisas foram acontecendo e eu tinha conhecimento). Entreguei sempre todos os papéis e nunca houve qualquer problema.
(no papel da empresa que tenho que entregar sempre que falto, referindo o motivo da falta - se são férias ou descrevendo a falta - coloquei sempre Consulta Médica, e nas Observações colocava a a lei e os artigos respetivos).

As empresas têm que pagar a totalidade das horas de acordo com o que está descrito na lei abaixo. Claro que a lei é omissa sobre quantas horas por ano devem ser pagas à mulher. Acho que deve haver bom senso de ambas as partes. Eu acabei por faltar alguns dias pelas consultas (5 ou 6 este ano e em 2015) e duas vezes faltei duas semanas seguidas após as transferências. A médica de família nem soube destas faltas pagas, e nem tem nada a ver com isto.

A baixa médica é outra coisa. Podem preferir utilizá-la, mas são pagas apenas a 60% como numa baixa normal de doença... Há quem prefira para não envolver o trabalho neste processo...

Cada caso é um caso e cada pessoa é uma, mas acho que se sentem que preferem ficar em casa, devem aproveitar esta oportunidade... Já é tanto investimento emocional, pessoal e financeiro, que este é apenas um rebuçado para o caminho.


Excerto retirado do blog "O Diário da Minha Gravidez"

"É o Artigo 249º alínea 2 d) do Código do Trabalho, que diz:2 – São consideradas faltas justificadas:d) A motivada por impossibilidade de prestar trabalho devido a facto não imputável ao trabalhador, nomeadamente observância de prescrição médica no seguimento de recurso a técnica de procriação medicamente assistida, doença, acidente ou cumprimento de obrigação legal;

E depois o Artigo 255º diz as excepções que fazem com que uma falta justificada perca a retribuição, o que não é o caso do recurso a técnica de PMA. Ou seja, com a declaração médica entregue no trabalho, temos faltas justificadas e remuneradas.

Artigo 255.ºEfeitos de falta justificada1 – A falta justificada não afecta qualquer direito do trabalhador, salvo o disposto no número seguinte.2 – Sem prejuízo de outras disposições legais, determinam a perda de retribuição as seguintes faltas justificadas:a) Por motivo de doença, desde que o trabalhador beneficie de um regime de segurança social de protecção na doença;b) Por motivo de acidente no trabalho, desde que o trabalhador tenha direito a qualquer subsídio ou seguro;c) A prevista no artigo 252.º (Falta para assistência a membro do agregado familiar)d) As previstas na alínea j) do n.º 2 do artigo 249.º quando excedam 30 dias por ano (A que por lei seja como tal considerada.)e) A autorizada ou aprovada pelo empregador.3 – A falta prevista no artigo 252.º (Falta para assistência a membro do agregado familiar) é considerada como prestação efectiva de trabalho.

Pode-se consultar o Código do Trabalho, onde se lêem estes artigos aqui:http://www.cite.gov.pt/pt/legis/CodTrab_L1_005.html

Resumindo:Basta entregar no trabalho uma declaração médica que diga que temos de ficar em casa depois de estar feito o tratamento de PMA e não será preciso meter a baixa :)"

04 agosto, 2016

Para ver.

Documentário - The beginning of life

One of the biggest discoveries in neuroscience is: When a person is born, it is not just a genetic load. We are formed by our genetics, combined with our relationship with everything around us. Be - The Beginning of Life investigates what separates us and what is essential to all of us, how we can create a better society by investing in the first years of our lives.

in http://www.imdb.com/title/tt5140248/plotsummary?ref_=tt_ov_pl



https://www.youtube.com/watch?v=T4V8Y2yYsN0