29 dezembro, 2015

Hi Tech all the way!!


A espera.

Depois de um mês (5 de dezembro - última consulta de Ginecologia), a espera para a consulta de 5 de janeiro parece que nunca mais acaba.
Não foi tempo perdido, mas ao mesmo tempo parece que foi: neste entretanto fizemos as análises aos cariótipos (Fac Medicina Univ. Porto), e fizémos as análises ao sangue (Laboratório no Porto).
Tivémos (acho eu) um pouco de azar com os timings... Porque o exame de histerocopia só é realizado às 3ª-feiras, e tem que ser feito entre o 3º e 15º dia do ciclo. Eu podia tê-lo feito no dia 8 de dezembro, só que calhou feriado!!!! Enfim... nesta data também ainda não teríamos os resultados dos cariótipos, pelo que não sei se daria para definir o protocolo/plano nesta altura.

E assim vamos esperando e esperando. A verdade é que a época festiva ajuda ( e muito) a passar o tempo. Entre as saudades, as viagens, as conversas, os abraços, os sorrisos e as noites com jantares de amigos, parece que estamos num sempre-em-festa! E quando estas acabarem - para mim só acabam dia 3 de janeiro - vou trabalhar dia 4, e no dia 5 já tenho a consulta no Porto!
Estou desejosa que tudo isto entre em piloto automático... sinto uma excitação imensa, acompanhada de felicidade, tranquilidade e muita curiosidade!
Parece-me que podem vir aí as famosas picas, mas nem isso me importa! Estou pronta para esta fase...

Naturalmente algumas preocupações:

  • com o trabalho (não percebo nada disto das baixas e não estou muito a par dos direitos). Não quero de todo prejudicar-me a mim, nem às hipóteses de consolidar uma gravidez por causa do trabalho. Esta vai ser a minha prioridade. O resto, sinceramente, azar. Se tiver que ficar em casa deitada 3 meses, pois que seja. Só se me sentir confiante a 100%, bem disposta a 100%, descansada e pronta a 100% é que irei trabalhar. É o que tiver que ser.
  • financeiras (espero que isto não seja um descalabro muito grande)
  • o resto é à medida que vai aparecendo!!.. já não penso noutras coisas!

Foco no positivo! #stickbabystick
(eu sei... ainda nem cá está... whatever... :) )

21 dezembro, 2015

Family. Weekend. Love. Believe.

Bom fim-de-semana e cheio de esperança para o futuro que se avizinha a dois.
Uma equipa. Uma nova fase. Dois que somos uma família. Aconteça o que acontecer. 

18 dezembro, 2015

O espírito


A fertilidade e a venda de banha da cobra

Eu já não posso com a constante oferta de soluções milagrosas, alimentos poderosos, métodos infalíveis, chás poderosos e outras mezinhas que tal!  (Só posso dizer que acredito no nosso próprio poder de relaxamento - seja através de oração, escrita, meditação - naturalmente associado a uma ajuda especializada!)

É que não se pode procurar por literatura em lado nenhum que a única coisa que encontramos é oferta deste género. Talvez porque eu trabalhe na área da saúde, não me consigo deixar convencer por nada disto! Eles são óleos milagrosos, frutas poderosas, suplementos xpto, gel que potencia a fertilidade (?)… sabe-se lá o que são, de que maneira nos afetam, e o dinheiro (e tempo!!!!) que se perde a investir nisto. É gritante!!

Talvez tenha sido até isto que me dá este desejo de escrever e escrever na tentativa de abrir os olhos a muitos alguéns!...

Mas também aqui é preciso diferenciar os casos! (não sou nenhuma nazi… calma!)

Caso 1 - Casal a tentar engravidar há 3 meses. Mulher a desesperar. 

Queres beber chá, beber óleos e tomar mezinhas? Força contigo! Se calhar vai resultar mesmo porque estás a tentar há pouco tempo… (histórias de sucesso nestes casos vão iludir muitas e muitas pessoas em erro. Com esperanças de soluções que não têm cabimento no seu caso pessoal – bato no peito…! Também eu pensava… será? Estive mesmo quase para entrar em muitas ervanárias… podem crer! … Olha o jeitão que dava… a “vergonha” que eu não passava, os medos e realidades que adiaria enfrentar…)

Caso 2 – Casal a tentar engravidar há mais de 1 ano.

VÃO AO MÉDICO! Não percam tempo. Até pode não ser nada... mas o que é que vos custa ir fazer uns testes/análises/..., e ouvir uma opinião profissional?

Até podem ir nas mézinhas... e podem ter sorte, ou então estar mais um ano a tentar... 

Isto é tudo muito complicado... No meu caso, mesmo estando nós a tentar há 3 anos, e estando a abrir o jogo agora com alguns familiares e amigos sobre o passo que decidimos tomar (iniciar tts), ainda há pessoas que nos dizem: "Isso é só stress"; "Vão fazer umas férias que isso resolve-se"; "Eu conheço um caso de uma pessoa que quando ia fazer os tts já estava grávida, vai-vos acontecer o mesmo".

Nós sorrimos e acenamos (alusão aos pinguins do Madagascar :) ). Mas na realidade o que me apetece dizer é: "NÃO NÃO VAI RESOLVER ASSIM, NÃO VAI ACONTECER O MESMO!!" 

Vocês sabem lá gente... sabem lá do que nos foi diagnosticado, do que estamos a sofrer com isto, e do GRANDE PASSO e investimento que é chegar até aqui.


Mas pronto... deve ser só o meu mau feitio!


My wish for this christmas...

15 dezembro, 2015

Outro pensamento engraçado é o facto de eu constatar que se estes ttts (tratamentos) derem certo, e se em meados do mês de fevereiro (as minhas contas por alto) eu completar as injeções e implantações e sabe lá deus mais o quê, eu vou mesmo estar grávida! À espera de um bebé a sério!!

É engraçado porque eu própria a falar/pensar/escrever isto penso, duh!! É óbvio… porque outra razão estarias neste percurso se não fosse para chegar a esse resultado?!

(é um processo tão mecânico, tão “artificial” e fora do comum, que ainda estou a constatar que vai ser a nossa forma de fazer as coisas. E sinto-me bem tranquila com isso apesar da estranheza)

Contudo, constatar isto é simplesmente maravilhoso, e portador de grande felicidade e sentimentos maravilhosos de um novo caminho a percorrer! I WISH….. (cross fingers)!

 
PS – Ainda a propósito disto não posso deixar de registar um pensamento do A. que é um fã de novas tecnologias que disse “Até para ter um filho preciso de tecnologias”, e eu respondi, vai ser o nosso Bebé Tech J #bebetechAR

É com bastante felicidade que posso dizer que escrever me relaxou bastante… era o que estava a precisar de fazer… era demasiada coisa dentro de mim… e tanto mas tanto ficou por escrever…

Passei um fim-de-semana mais calmo que os últimos dias. Parece que a espera pela consulta do dia 5 de janeiro já se tornou mais suportável. Agora quero viver ao máximo o período das festas, e quando der por ela, já estamos no início do ano, e a minha consulta estará já aí.


Tenho algumas preocupações neste momento sobre o trabalho… não pelo trabalho em si, porque neste momento parece que as minhas prioridades se alteraram, e as minhas motivações também! Mas não deixo de sentir uma enorme responsabilidade pela minha ausência (porque mesmo que seja por uns dias, ela irá acontecer…). Tenho tido bastante apoio pelo meu responsável, e ainda bem!
Mudando de assunto… Tentei ontem ir falar com a minha GO da MBB para a por a par de todas as evoluções, e da consulta e acompanhamento na clinica do prof. AB, mas ela estava de urgência, e não teve oportunidade de me atender.
Neste momento as minhas principais preocupações prendem-se com a estimulação hormonal… Mais porque o valor da minha hormona anti-mulleriana é bastante alto… espero que não dê problemas de sobre estimulação ovárica… enfim!

12 dezembro, 2015

Um à parte...

Pensamento bom do dia:
Estas festas vou poder beber um copo de vinho à refeição sem pensar – Estou grávida?

Weeeee =)

parte 3

Hoje até estas notícias me bloqueiam…
FIV em cãezinhos…


(Se eles conseguem eu também vou conseguir não é?)

I am half...


parte 2


O que eu achava que ia ser um livro vai virar um diário ainda hoje…!
Não preciso de investir tempo nisto, não é a minha área, tinha que fazer muitos contactos, e ter uma racionalidade que hoje (estes tempos) não vou conseguir ter. O que preciso é de desabafar, orientar as ideias…
Quero ajudar os outros que estão a passar sobre isto… hei-de arranjar uma forma de o fazer.
Mas agora preciso mais é de desabafar… escrever sem pensar.
E não de escrever para os outros como num fórum, ou no meu grupo do facebook. Há coisas assim…

11 dezembro, 2015

Sobre hoje...

São inacreditáveis as minhas mudanças de humor, motivo pelo qual sinto uma enorme necessidade e de escrever. E eu falo, acreditem que eu falo… mas não é suficiente. Para mim não.
É uma loucura o estado em que tenho andado nos últimos dias, cabeça a mil, sem qualquer tipo de concentração, e sem conseguir dormir… ao fim de 3 noites a dormir mal o corpo já acusa cansaço.
Ando tão a mil que nem me lembro das diferentes mil estratégias de relaxamento que conheço, e que me ajudariam a adormecer!
De manhã para a tarde é quase o preto no branco de sentimentos! De amanhã guardei algumas “inspirational quotes” que me fizeram todo o sentido, à tarde, já acho tudo melodramático demais… What?! Alguém me entende?
Depois quero e não quero saber mais informação, e ter feedback de outras experiências e histórias, mas noto que isso aumenta imenso a minha ansiedade… Prometo que não vou ler, que não vou pesquisar, que não vou ao fórum nem ao grupo de facebook a que me juntei de mulheres a passar (e-x-a-t-a-m-e-n-t-e) o mesmo que eu! Devia ser bom. É bom. Mas é mau… qual é o ponto de equilíbrio? Alguém me ajude a orientar porque ao fim de uma semana da consulta eu ainda não estou em mim
Já me conheço… para esta ansiedade passar tenho que por o dedo na ferida… identificar o motivo principal desta ansiedade, racionalizar estes sentimentos, ordenar pensamentos e tudo ficará melhor. Mas sinto-me um turbilhão de emoções! Sinto-me em ebulição quando quero parar para pensar… e bloqueio.
Mas bloqueio mesmo.
(Bloqueio porque tenho medo?)

Tenho medo. Tenho medo de descobrir coisas e coisas dentro de mim.

08 dezembro, 2015

doubts


Aquilo que não esperamos...


Um Livro??
Este livro surge da minha dificuldade em encontrar o que ler na minha passagem pela infertilidade… é como uma doença, eu posso tê-la mas ela nunca me terá, ela não me define, não é o que eu (nós) sou (somos) – citação Manuel Forjaz.
Não é um livro de mezinhas nem de procura de “cura” e de um positivo a qualquer custo. É um livro para compreender aquilo pelo que passamos. Se ajudar alguém, tanto melhor. A mim já me ajudou escrevê-lo e a esclarecer a minha cabeça.
Comecei a escrevê-lo ao fim de 3 anos de tentativas naturais (sem qualquer assistência médica), e na semana em que fui pela primeira vez a uma consulta de infertilidade (que estranho soa ainda dizer isto na primeira semana). É inevitavelmente um livro sobre a minha história, e a minha vivência desta condição, mas não é um livro sobre mim. E não é ficção…
É um livro que reflete as histórias de todos com quem falei neste percurso, e é um livro que procura explorar todas as vivências de um casal, e de uma família, que passam por isto.
Capítulos
1.       Os sonhos, desejos, previsões
a.       O que nós somos
b.      De onde vimos
c.       O que desejamos
2.       Antes da descoberta
a.       As tentativas
b.      A esperança
c.       O desespero
d.      As histórias de sucesso dos outros
3.       A Vergonha
a.       A quem pedir ajuda
b.      Como falar
4.       A ansiedade
a.       Aquele bicho papão em tudo isto
5.       Sim, é comigo
a.       Aceitar o diagnóstico
6.       Uma porta que se abre
a.       Ajuda técnica
b.      Família
c.       Apoio financeiro
7.       Tentativas
8.       Dificuldades médicas
a.       Femininas
b.      Masculinas
9.       Uma janela que se abre
a.       Tialidade
b.      Adoção

07 dezembro, 2015

letter


(e-mail enviado a amigas… depois de ter conseguido orientar a cabeça após a(s) consulta(s) do dia 2 e 4 de dez)


Bom dia!! Como estás? Desculpa estar a comunicar assim mas é mais fácil do que estar a explicar tantas vezes tudo...
Estes dias têm sido muito grandes, cheios de agitação física e emocional! 
Em 1o lugar - não fomos até B. Ficamos perto da família, pelo Norte, e estamos a aproveitar os dias num formato low-cost! Também ficamos porque tivemos que fazer exames no sábado, e era conveniente que ficasse tudo pronto por estes dias.
Assim, começamos por ir a uma consulta na 4af (2dez) com o médico geneticista da clínica no Porto onde vamos ser seguidos. 
Resumindo a conversa, o médico disse que dada a nossa condição física, e os problemas detetados, não se espantava nada que conseguíssemos uma gravidez natural para o mês que vem, mas também não se espantava que daqui a 3 anos estivéssemos sentados ali no consultório porque ainda não tínhamos conseguido nenhuma gravidez... Deixou nas nossas mãos a decisão de avançar com os tratamentos agora, ou deixar para outra altura. A decisão já estava tomada na nossa cabeça - vamos avançar!! 
O tratamento que nos recomendou é uma ICSI - basicamente é uma FIV mais elaborada (mais informação aqui - http://www.ivi-fertilidade.com/pt/pacientes/tecnicas-procria%C3%A7%C3%A3o-medicamente-assistida/icsi/).
Os próximos passos seriam a consulta com um ginecologista, e estudos genéticos para os 2 - a fazer na faculdade de medicina no Porto.
Conseguimos marcar as duas coisas na 6af (dia 4dez). Voltamos ao Porto para as duas coisas... Foram marcados mais exames para sábado (já fizemos), e agora uma próxima consulta/exame para dia 5 de janeiro. 
Neste dia 5 será efetuado o plano de tratamentos - muito provavelmente iniciar a estimulação ovários e planear a remoção dos óvulos e essas coisas... Se tudo correr bem, no primeiro trimestre do ano faremos a implantação e é esperar que tudo corra bem e a gravidez se consolide... A probabilidade de sucesso ronda os 60%... 
Neste momento sinto-me meia a pairar, num misto de tranquilidade e nervosismo, segurança e medo, confiança e ansiedade, e felicidade. A verdade é que é um investimento emocional e financeiro muito muito grande... 
Todo o apoio será bem vindo :) 
Agora é aproveitar bem a época natalícia, que no início do ano haverá mais e melhores desenvolvimentos, ou assim nós esperamos!!
Agora força, ficaste com algumas dúvidas?
Um beijinho e obrigada por tudo!!! R.